terça-feira, 14 de setembro de 2010

FESTA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE - CANIÇAL



Nos dias 18 e 19 de Setembro de 2009 celebra-se na paróquia do Caniçal a festa em honra de Nossa Senhora da Piedade. Embora não seja a padroeira do Caniçal, esta festa é presenciada por muita gente, a maioria no cumprimento de promessas feitas à Virgem Maria.

No dia antes das comemorações, no sábado, inicia-se a procissão que sairá da Capela de Nossa Senhora da Piedade, transportando, por via marítima, a imagem de Nossa Senhora da Piedade até à igreja paroquial. Neste templo será celebrada a missa da vigília da festa.
No domingo principiará a solenidade litúrgica em honra de Nossa Senhora da Piedade seguida da procissão no mar, que transportará a imagem de Nossa Senhora até à sua capela.

A Lenda:
Diz a lenda que um grupo de pescadores, vendo-se em aflição no mar alto, prometeu erguer uma capela a Nossa Senhora da Piedade se ela salvasse estes homens de uma morte que parecia certa. A Santa salvou-os e impediu que o mar os levasse. Escolhem para lugar de construção do orago o primeiro monte que avistam no Caniçal.
Desde há muitos anos, a cada 3º fim-de-semana do mês de Setembro, os habitantes do Caniçal levam a cabo uma procissão no mar em honra da Senhora da Piedade.
Esta procissão, mobiliza a população que se empenha a fundo na organização da festa e da procissão. As ruas enfeitam-se de flores e luzes, a igreja embeleza-se de verduras e cor, as bandeiras de cores garridas pululam.
No Sábado a imagem sai da Igreja e vai de barco até à Capela da Senhora da Piedade onde pernoita. No Domingo regressa também por mar à Igreja de onde saiu. A procissão é acompanhada por cânticos dos devotos e pela música da banda da terra.
Há sempre bailarico por esta ocasião e faz-se também a festa do pão de batata, e come-se o tradicional gaiado seco em escabeche e as lapas.

Câmara Municipal de Machico - Largo do Município - 9200 - 099 Machico

Tel. 291 969 990 - Fax. 291 965 515 - Horário: 09h00 às 12h30 / 14h00às 17h30

Sem comentários: