quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Machico em festa

Machico em festa este mês e no próximo


O programa das festas do concelho de Machico arranca esta sexta-feira, dia 23, no Fórum Machico, com a abertura da exposição alusiva às “Jornadas Europeias do Património” (que se prolongam até 21 de Outubro), e a 28 de Setembro, com a instalação de Hugo Olim, no Forte de Nossa Senhora do Amparo.

Machico vai estar em festa nos meses de Setembro e Outubro, com a Câmara Municipal a aliar a celebração do Dia do Concelho (a 9 de Outubro) ao programa de iniciativas previsto para o Município da Cultura 2011.


Dessa forma, os diversos eventos socioculturais e desportivos terão o seu início esta sexta-feira, dia 23, no Fórum Machico, com a abertura da exposição alusiva às “Jornadas Europeias do Património” (que se prolongam até 21 de Outubro), e a 28 de Setembro, com a instalação de Hugo Olim, no Forte de Nossa Senhora do Amparo.


Na quinta-feira, dia 29, o Centro Cívico do Porto da Cruz acolherá o lançamento do livro “Jangalinha - Uma Quinta no Porto da Cruz”, de Manuel Cruz Pestana de Gouveia. Nesse mesmo dia, e no que toca à programação desportiva, arranca o Torneio de Veteranos – Futebol, no Campo de Futebol Tristão Vaz Teixeira, que vai decorrer até ao dia 4 de Outubro.


Já no mês de Outubro, a autarquia machiquense, em colaboração com a professora Ângela Franco, irá promover de 3 a 8 um “workshop” de aguarela intitulado “Capturar o Essencial da Paisagem através da Aguarela”.


Uma formação que será orientada pelo artista Eugen Chisnicean e que decorrerá no Atelier de Artes Plásticas.


O Dia do Concelho será assinalado no dia 8, um sábado, com o hastear da bandeira marcado para as 9h, seguido da recepção às autoridades pela Banda Municipal de Machico, a actuação do Grupo Coral das Casas do Povo do concelho de Machico, e finalizando com a sessão solene, pelas 10h30.


A partir do dia 10 de Outubro, o Solar do Ribeirinho acolherá a “Exposição de Aguarela - Machico 2011”, e para o dia 11 está agendado o lançamento da colectânea “Camões Pequeno”, na Junta de Freguesia de Machico.


A música tem especial destaque nas festas do concelho de Machico, com o concerto acústico de Miguel Ângelo & Miguel Gameiro, intitulado “Canções ao Desafio”, que acontece no dia 15, um sábado, no Complexo Desportivo de Água de Pena. Depois desse espectáculo, e conforme o JM já tinha avançado, a dupla Bryan Wilson e Sebastian Crayn irá actuar pela primeira vez neste concelho, numa discoteca ao vivo.


No domingo, o Fórum Machico será o palco de um concerto com a Orquestra de Sopros do GCEA e a Banda Militar da Madeira.


“Quotidiano de Machico em Finais do Século XVIII (a partir das Posturas Municipais)” é o título da iniciativa Conferências do Museu, que terá lugar no Núcleo Museológico do Solar do Ribeirinho, a 20 de Outubro. Filipe dos Santos é o orador convidado.


“Expedições Científicas Estrangeiras na Madeira - Século XIX - Início do Século XX” é o nome de outra conferência, desta mesma iniciativa, que se realiza no dia 27, no mesmo local, com o orador Nélio Pão.


A 22 de Outubro há teatro no Fórum Machico com o espectáculo “Dramas e Papaias”, espaço que recebe depois a 28, 29 e 30 “Eva Perón, O Espectáculo”.


Esta obra terá a sua estreia no dia 28, às 21h, antecedida de espectáculos para as escolas (às 11h e às 15h). No dia 29, “Eva Perón, O Espectáculo” será apresentado às 21h, e no dia 30, às 17h.

Sem comentários: