Com o propósito de relançar a divulgação duma tradição secular que constitui o fabrico da Sidra, na freguesia do Santo da Serra, realiza-se uma fez mais a mostra da Sidra, nos dias 24 e 25 de Setembro, esta de carácter popular em homenagem a esta bebida. Esta festa conta com um cortejo, que inclui a pisa do pêro, bem como muita animação e exposições alusivas ao tema.
Programa
Sábado, 24 de Setembro de 2011
18H00 - Visita das Entidades Oficiais aos Pavilhões de Exposição com a presença do Sr. Director Regional da Agricultura
Início do Pisar dos Pêros/Maçãs
18H30 - Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Santo António da Serra
19H00 - Missa na Igreja Paroquial do Santo da Serra
19H45 - Grupo de Romagem da Pereira
20H30 - Conjunto Musical Cró Banda
23H00 - Cristina Barbosa e sua Banda
24H00 - Discoteca ao Vivo
02H00 - Encerramento
Domingo, 25 de Setembro de 2011
11H00 - Missa na Igreja Paroquial do Santo da Serra
12H00 - Música Ambiente
14H00 - Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Santo António da Serra
15H00 - Intervenção de Sua Excelência o Presidente do Governo Regional da Madeira
15H30 - Artista convidado José Alberto Reis
16H30 - Grupo de Danças da Casa do Povo de Santa Cruz “Latin Street Dancer’s”
17H15 - Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz
18H15 - Ventos do Norte
19H30 - Grupo de Romagem da Pereira
20H00 - Tuna Estudantina
21H00 - Paulo Costa e suas Bailarinas
24H00 - Encerramento
Organização:
Casa do Povo do Santo da Serra
Sidra – Um produto anterior à era de Cristo
Existem diversas opiniões e teorias sobre o aparecimento da Sidra, sendo que a maioria afirma ter origens anteriores ao tempo de Cristo. A civilização Egípcia (3.000 AC) e, mais tarde, os Gregos (600 AC) são apontados como grandes apreciadores deste tipo de produto.
Outros, julgam que a sua origem está numa bebida que os Celtas (800 AC) extraíam das maçãs. Estes terão sido os responsáveis pela expansão do produto por toda a Europa.
A Sidra foi sempre um produto de grande tradição na Europa, sobretudo na França – principal produtor actual – no Reino Unido, Bélgica e Alemanha.
Quando os Europeus conquistaram a América levaram consigo as técnicas de cultivo das maçãs e elaboração da Sidra. No século XVIII, nos Estados Unidos, os alunos da ‘Harvard Business School’ consumiam-na diariamente já que fazia parte da sua dieta. Ao contrário do Whisky e outras bebidas alcoólicas, a Sidra tinha uma boa imagem e era frequentemente consumida em celebrações de todo o tipo. Devido à aceitação que tinha, durante o período da ‘Lei Seca’, foram efectuadas diversas manifestações para que fosse excluída da lista de bebidas proibidas.
Os três primeiros presidentes dos Estados Unidos, George Washington, John Adams e Thomas Jefferson, foram consumidores acérrimos de Sidra e numerosos presidentes ofereciam-na nas suas recepções. William Henry Harrison (1773-1841), por exemplo, chegou a utilizar um barril de Sidra como logótipo da sua campanha.
A Sidra em Portugal
Este produto, tal como noutros locais da Europa, foi introduzido pelos Celtas e fazia parte da chamada Dieta Atlântica. A Sidra era tradicionalmente do norte mas praticamente desapareceu. Restam apenas alguns registos de pequenas produções caseiras e artesanais, com especial destaque para a Região Autónoma da Madeira onde ainda hoje é costume beber-se alguma Sidra.
Fonte:C.M. Machico
Sem comentários:
Publicar um comentário